Dicas e Truques sobre o Excel 2013 – Dica 3


(Com os devidos ajustes, esse POST poderá servir as versões 2007 e 2010 também)

 

Olá pessoal!

Continuando a sequência de Dicas e Truques do Excel, para um entendimento mais amplo do que será explicado nesse POST, acesse https://marcoaureliocandido.com/2014/01/23/dicas-e-truques-sobre-o-excel-2013-2010-e-2007-tambem/ onde faço comentários sobre como estruturar corretamente uma planilha sem o uso de alguns recursos que futuramente prejudicam a sua produtividade. Sendo assim, vamos a Dica 3:

 

Como criar Estilos de Célula no Excel 2013

 

Eu amo falar sobre formatação pois é um dos “truques” que permitem a visibilidade da sua planilha (mesmo com resultados desagradáveis) e que dependendo da dosagem, torna todo o processo de análise e verificação mais aprazível.

Após você criar uma formatação específica (por isso comentei acima sobre o post Dicas e Truques sobre o Excel 2013) nesse exemplo, demonstrarei como “salvar” uma determinada formatação para uso posterior.

Imagine que após você criar uma formatação específica (divisão de um número por 1000, por exemplo), você queira guardar esse formato para um uso posterior em outra planilha:

  1. Na figura abaixo, fiz a divisão por 1000 dentro da formatação das células e desejo utilizar novamente esse formato em outra planilha. Para gravar essa formatação, selecione a célula que contém o formato desejado, e clique na guia Página Inicial/Estilos de Célula:

 

 

  1. Observe que existe uma lista com diversos estilos que estão prontos para serem utilizados. Na parte de baixo dessa tela existe uma opção denominada Novo Estilo de Célula:

 

 

  1. Clique nessa opção e será exibida a caixa de diálogo Estilo:

 

 

  1. Observe que é possível editar o Nome do Estilo e todas as outras opções disponíveis nessa caixa de diálogo, bem como outros formatos personalizados que poderão ser criados, clicando no botão Formatar.
  2. Nesse exemplo, como a formatação já havia sido feita, observe as opções que estão definidas em Número e Borda. Irei renomear o estilo e desabilitar a opção Borda. Veja como ficou:

 

 

  1. Com essas formatações escolhidas, basta clicar no botão OK e agora vamos testar o nosso estilo.
  2. Selecione qualquer célula de outra planilha a qual você pretenda aplicar o seu formato:

 

 

  1. Selecione as células desejadas e clique na guia Página Inicial/Estilos de Célula e observe que existe uma categoria inicial chamada Personalizada e que o estilo salvo como Divisão por 1000 está sendo exibido. Clique sobre esse estilo e observe que todos os números já foram formatados automaticamente.

 

 

Agora gostaria de esclarecer o seguinte: Todos esses passos são para a mesma pasta de trabalho, ou seja, os estilos criados em uma pasta de trabalho, não são “salvos” para outra pasta de trabalho.

Caso esse seja o seu problema, copiar os estilos feitos em um arquivo (pasta de trabalho) para outro arquivo, siga o próximo assunto:

 

Como mesclar estilos de Pastas de Trabalho diferentes no Excel 2013

 

Após a criação dos seus estilos na pasta de trabalho, faça o seguinte:

  1. Abra a Pasta de Trabalho a qual deseja que os estilos sejam copiados e clique na guia Página Inicial/Estilos de Célula e observe que na parte de baixo dessa tela existe a opção Mesclar Estilos:

 

 

  1. Clique sobre essa opção e observe que será exibida a caixa de diálogo Mesclar estilos:

 

 

 

  1. Selecione o nome da pasta de trabalho que deseja copiar os estilos e na sequência clique no botão OK.

 

  1. Será exibida uma caixa de diálogo solicitando confirmação. Clique no botão Sim:

 

 

  1. Observe que automaticamente alguns formatos de fonte entre outros são ajustados automaticamente (logicamente que se você não tiver feito nenhuma alteração “padrão” na outra pasta de trabalho, você não irá perceber nada). A partir desse momento, selecione as células que deseja aplicar o formato e observe que ao clicar no botão Estilos de Célula o Excel já “importou” todos os formatos da outra pasta de trabalho:

 

 

Bom, acho que essa Dica vale por duas…rs!

 

Até a próxima!

MAC

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s