Como definir níveis de acesso (ou confidencialidade) à sua apresentação do PowerPoint: Público, Interno ou Confidencial


By Aurélio

Esse POST poderá ser executado nas versões 2007/2010/2013 do Microsoft PowerPoint (está sendo desenvolvido para a versão 2013), porém, com os devidos ajustes, poderá ser executado nas versões 2007 e 2010 também.

 

Você já precisou definir sua apresentação com uso Confidencial, certo? Ou quem sabe, Uso Interno

Nesse POST irei demonstrar como definir a apresentação com uma dessas 03 classificações:

  1. Uso Público
  2. Uso Interno
  3. Uso Confidencial

Logicamente que esse é apenas o caminho das pedras e você poderá (a partir desse POST) escolher qualquer opção que desejar…

Às vezes, no ambiente corporativo, é necessário definir quem pode ter acesso àquele tipo de informação e nada mais intuitivo que adicionar um Botão de opção (Controle ActiveX) à sua apresentação do PowerPoint. Porém, para esse tipo de personalização, usarei o Slide Mestre, algo que ás vezes é “pouco explorado” dentro do Microsoft PowerPoint.

O Slide Mestre (Slide Master) representa a alma do aplicativo. É nele que adicionamos os estilos de fonte, as cores, alinhamentos, logotipos, caixas de texto, controles diversos, enfim, tudo o que gostaríamos que fosse “default” dentro da apresentação, deverá ser inserido no Slide Mestre.

Então, vamos aos passos:

1 – Abra o Microsoft PowerPoint e se a sua empresa possuir um Modelo de Slide Mestre, abra-o primeiramente. Caso contrário, abra uma nova apresentação (como está sendo mostrado na Figura 1):

 

Figura 1 – Abertura do Microsoft PowerPoint

 

2 – Agora precisamos ativar a guia Desenvolvedor (pois o recurso que irei demonstrar só poderá ser inserido se essa guia estiver visível). Para isso, clique com o botão da direita sobre a Faixa de Opções (em qualquer lugar) e no menu de atalho que será exibido, escolha a opção Personalizar a Faixa de Opções, conforme a Figura 2:

 

Figura 2 – Acessando a personalização da Faixa de Opções

 

3 – Será exibida a caixa de diálogo Opções do PowerPoint. Na coluna da direita, habilite a opção Desenvolvedor, conforme exibido na Figura 3. Após essa ação clique no botão OK.

 

Figura 3 – Habilitando a guia Desenvolvedor

 

4 – Será exibida uma nova guia no final denominada Desenvolvedor. Clique sobre ela e perceba que uma série de comandos “desconhecidos” serão exibidos. Porém, antes de darmos continuidade nesse assunto, vamos acessar o seu Slide Mestre.

 

5 – Clique na guia Exibição, localize o grupo Modo de Exibição Mestres e clique no botão Slide Mestre. Será exibida a imagem a seguir (Figura 4) ou se você iniciou a apresentação a partir do slide mestre da sua empresa, os slides já estarão pré-configurados.

 

Figura 4 – Exibição do Slide Mestre

 

Perceba que o slide que vem “selecionado” é o de número 2, que será o nosso alvo. A ação de adicionar o controle deverá ser feito exclusivamente nesse slide (Slide de Título) pois ele é a capa da apresentação (Figura 5):

 

Figura 5 – Exibição do Slide de Título mestre – Capa da Apresentação

 

6 – Para iniciar a inserção do controle, clique na guia Desenvolvedor e localize o grupo Controles, conforme exibido na Figura 6:

 

Figura 6 – Acesso à guia Desenvolvedor, grupo Controles

 

7 – Localize o Botão de Opção (Figura 7) e clique sobre ele:

 

Figura 7 – Acessando o botão de opção

 

8 – Como iremos desenhar esse controle na parte inferior direita do slide (apenas uma sugestão) e nessa posição já existe uma caixa denominada Número do slide, recomendo você clicar nessa caixa e deletar antes de inserir o controle. Sabe porquê? Além ficar sobrepondo a informação do número, “no primeiro slide não se adiciona número!“. Observe como ficou na Figura 8:

 

Figura 8 – Liberando espaço no slide para desenhar os controles

 

9 – Se achar interessante, diminua um pouco a largura da caixa Rodapé para comportar os controles (ou apague, se necessário). É importante comentar que escolhi essa posição aleatoriamente no slide. Caso queira outra posição, fique à vontade! Clique no botão da Figura 7 denominado Botão de Opção (Controle ActiveX) e desenhe um controle na parte supra citada no passo anterior. Observe a Figura 9 para observar o resultado:

 

Figura 9 – Inserindo o Controle Botão de Opção no Slide de Título

 

10 – Como eu preciso que você insira 03 desses controles, poderia recomendar que você copiasse e colasse 02 vezes… mas, não faça isso! Como você poderá configurar esses controles com ações diferentes no futuro e eles funcionam como uma matriz, recomendo que insira 03 controles isoladamente, ou seja, crie 01 por vez! (Figura 10)

 

Figura 10 – Inserção dos 03 controles “Botão de Opção”

 

10 – Selecione “apenas” o primeiro Botão de Opção e clique sobre ele com o botão da direita do mouse. Será exibido um menu de atalho com diversas opções. Escolha o item Objeto Botão de opção e Editar (conforme Figura 11):

 

Figura 11 – Adicionando um nome ao Botão de Opção

 

10 – Conforme sugerido no início desse POST, renomeie o botão de opção com o nome Público (ou com o nome que desejar). Faça isso para os demais controles, conforme Figura 12:

 

Figura 12 – Botões de Opção com os novos nomes

 

11 – Vamos um pouco além? Para você que conhece VBA ou que apenas quer configurar/formatar o controle um pouco melhor, clique com o botão da direita sobre o controle e escolha a opção Folha de Propriedades. Será exibida a caixa de diálogo Propriedades (conforme a Figura 13):

 

Figura 13 – Folha de Propriedades do Botão de Opção

 

Nessa caixa você poderá configurar o nome “oficial” do controle, suas características de formatação, entre outros.

Faça os devidos ajustes nos outros controles também e quando terminar, feche a caixa de diálogo Propriedades e saia do modo Slide Mestre, clicando na guia Slide Mestre e na sequência no botão Fechar modo de exibição mestre.

Pronto!

Observe que a capa da sua apresentação já aparece com os 03 controles porém você não consegue clicar… esse processo só será efetivado quando você pressionar a tecla de atalho F5 e executar a apresentação.

No Modo de Apresentação de Slides, selecione a opção desejada e pronto! Essa opção é gravada mesmo que você saia da apresentação.

 

Figura 14 – Slide final após a execução da apresentação com a tecla F5

Existem outros tipos de controle no mesmo grupo de onde você inseriu esse. Agora, use sua imaginação (e um pouco de curiosidade) e “brinque” à vontade!

Gostou?

 

Então, até a próxima!

 

MAC

3 comentários em “Como definir níveis de acesso (ou confidencialidade) à sua apresentação do PowerPoint: Público, Interno ou Confidencial

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s