Maximizando o poder da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido


 

By Marco Aurélio Candido

 

Atenção: Apesar do foco dado ao Excel (nesse exemplo) esse POST poderá ser executado nas versões: 2007/2010/2013 nos principais aplicativos do Microsoft Office (realizando as adaptações necessárias, é claro!)

 

Desde a versão 2007, com o lançamento da interface gráfica denominada Fluent User Interface (que substituiu o velho padrão de menus e barras de ferramentas), alguns usuários ainda não exploram todo o poder de fogo dessa interface.

Nesse POST irei demonstrar como podemos “ganhar” tempo com o uso dessa interface simples porém bastante funcional:

 

  1. Personalizando a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

 

Esse item, geralmente se encontra na parte superior esquerda da tela, com três ou quatro comandos habilitados (a quantidade de comandos pré-habilitados poderá variar de acordo o aplicativo), conforme Figura 1:

 

Figura 1 – Visualização da Barra de Ferramentas de Acesso rápido, sem personalização

 

Porém, o que alguns desconhecem (desde a versão 2007) é que podemos personalizar com os comandos desejados. Em primeiro lugar, façamos a personalização simples:

  1. Clique na seta para baixo que se encontra no final dessa barra e habilite (preferencialmente) todos os comandos, conforme exibido na Figura 2:

 

Figura 2Barra de Ferramentas de Acesso Rápido sendo personalizada

 

  1. Após essa ação, perceba que essa barra está maior e que ocupa um espaço considerável na Barra de Título. Que tal trocar a posição dela?
  2. Para esse procedimento, clique na mesma seta para baixo que você utilizou na Passo 1 e clique na opção Mostrar Abaixo da Faixa de Opções:

 

Figura 3 – Posição sugerida após a personalização da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

 

Pronto! Essa é uma personalização simples que irá mudar o seu padrão de uso dos comandos de qualquer aplicativo do Microsoft Office…

Agora vamos para uma personalização mais pontual:

 

  1. Adicionando comandos “fantásticos” à sua Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

 

Os comandos que foram habilitados no assunto anterior, são comandos que são ajustados de acordo com cada aplicativo, porém, existem comandos que não são facilmente visíveis e é disso que vamos tratar agora. Como podemos adicionar comandos que parecem ter sumido do Office?

 

  1. Clique na seta que seta que se encontra no final da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e na sequência, clique na opção Mais Comandos (Figura 4):

 

Figura 4 – Acessando a opção Mais Comandos

 

  1. Será exibida a caixa de diálogo Opções do Excel. Observe que a lista de comandos na coluna direita está em um ordem não intuitiva. Vamos reordenar esses comandos? Clique no comando desejado e na sequência clique nas setas à direita da lista e escolha quais comandos deverão subir ou descer (de acordo o que você utiliza com mais frequência). Observe a Figura 5:

 

Figura 5 – Personalizando a ordem dos comandos exibidos na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

 

  1. Se servir como sugestão, irei reordenar essa lista, semelhante como era na versão 2003 do Office:

 

Figura 6 – Comandos reordenados na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

 

  1. Após essa personalização você também poderá acrescentar comandos de grande valia dentro dessa lista.

    Por exemplo: observando a coluna da esquerda, os comandos Colar Especial, Configurar Página, Congelar Painéis, Pincel de Formatação e Salvar como são sugestões muito bem vindas para essa personalização (no caso do Excel) entre outros.

    Para fazer isso, clique no comando desejado e clique no botão Adicionar (existente entre as duas colunas) ou clique 02 vezes sobre o comando desejado, conforme a Figura 7:

 

Figura 7 – Barra de Ferramentas de Acesso Rápido com outros comandos inseridos

 

 

  1. Essa é apenas uma sugestão de comandos simples. Quer outros comandos? Experimente clicar na caixa de combinação Escolher comandos em e mude para a opção Comandos Fora da Faixa de Opções. Serão exibidos nessa categoria, mais de 260
    comandos à sua disposição. Escolha quantos achar conveniente. Nesse exemplo, estou adicionando apenas 04 comandos que julgo de grande importância:

    AutoFiltro – O uso desse comando revoluciona como você trabalha com o AutoFiltro tradicional. Lembrando que esses comandos não são novos no Excel (existem a pelo menos 20 anos na ferramenta).

    Câmera – Esse recurso permite capturar parte de uma seleção da planilha e cola em outro local de sua escolha com o devido vínculo e transformada em figura.

    Selecionar células visíveis – Permite selecionar apenas as células visíveis após uma ação de agrupamento de dados e realizar a cópia e cola apenas das informações relevantes.

    Selecionar região atual – Substitui o famoso atalho CTRL+T.

    Para uma fixação desse assunto, observe a Figura 8:

 

Figura 8 – Adição de comandos existentes Fora da Faixa de Opções

 

  1. Após esses ajustes, clique no botão OK e observe como a sua Barra de Ferramentas de Acesso Rápido deve ter ficado (apenas sugestão na Figura 9):

 

Figura 9 – Adição de comandos “produtivos” na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

 

Bom pessoal, acredito que essas dicas são extremamente válidas para o dia a dia de qualquer pessoa que trabalhe com o Microsoft Office, a partir da versão 2007.

Até a próxima!

 

MAC

Anúncios

2 comentários em “Maximizando o poder da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

  1. Há alguns anos atrás você deu esta dica em uma pequena palestra que apresentou na empresa em que eu trabalho.
    Maximizei o meu Excel com a barra de ferramentas personalizada e isto facilitou e muito o meu trabalho. Além de conhecer ferramentas novas que eu não sabia que existiam, ainda configurei o Excel de outros computadores do pessoal de minha equipe, que me agradeceu muito por facilitar seu trabalhos.

    Muito obrigada pelo blog!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s