Como inserir filmes e sons em uma apresentação do PowerPoint?


Esse artigo destina-se a inclusão de recursos multimídia na versão 2010 do Microsoft PowerPoint.

 

Olá pessoas queridas e usuários do Microsoft PowerPoint. Nesse POST irei abordar diversas particularidades sobre como inserir mídia nas suas apresentações.

O que antes parecia complexo, agora está mais fácil e muito mais otimizado, graças aos recursos inovadores da versão 2010.

Lista de assuntos abordados:

Como inserir músicas?

Como inserir músicas e fazer com que elas toquem até o final da apresentação?

Como Inserir filmes?

Quando eu enviar a apresentação por e-mail, os vídeos, sons e recursos de mídia em geral, seguirão com a apresentação? Funcionará no micro da pessoa receptora?

Esses e outros assuntos abordarei aqui e agora…

A partir do slide desejado, clique na guia Inserir. Observe que o último grupo chama-se Mídia e existem dois botões que utilizaremos a seguir.


Vamos começar a partir do botão Áudio. Clique nesse botão e observe que existem 03 opções. Nesse exemplo, utilizarei o item Áudio do Arquivo.


Será exibida a caixa de Diálogo Inserir Áudio. Localize a pasta que contém os arquivos de música, selecione e clique no botão Inserir:


Duas coisas a serem observadas:

O item de som é inserido no meio do slide com o desenho de um alto-falante e uma barra de progresso. Você pode arrastar para onde desejar.

Surgem duas novas guias: Formatar e Reprodução (elas aparecem somente quando o objeto de mídia é selecionado). Para realizar todos os procedimentos abaixo, deixe o ícone do som selecionado.


Clique na guia Reprodução e observe os grupos Indicadores e Edição são novos versão 2010.


Em primeiro lugar, no grupo Opções de Áudio, habilite a opção Ocultar Durante a Apresentação (esse ícone não deve ser exibido quando a apresentação estiver sendo mostrada). Quando aos demais ajustes desse grupo, fica a seu critério.


Se desejar que essa música continue durante toda a apresentação, clique na seta para baixo do item Iniciar e escolha a opção Executar entre slides. Dessa forma, ao passar para o próximo Slide a música continuará a tocar (essa ação já era possível de ser realizada nas versões anteriores, porém de outra forma).


Ah, mais um detalhe: a música só tocará quando todas as animações do slide rodarem. Para alterar essa ordem (ou para que o Slide já comece com a música tocando) clique na guia Animações e no grupo Animação Avançada, clique no botão Painel de Animação:


Será exibido um painel à direita da tela contendo todas as animações do slide. Clique na música e arraste para a primeira posição. Dessa forma, a música tocará assim que a apresentação for executada.


Bom, feita essa alteração, clique novamente no ícone do som e clique na guia Reprodução. Observe o grupo Edição:


O PowerPoint 2010 contempla recursos profissionais de edição de música:

  • Podemos recortar um pedaço da música.
  • Colocar recursos de diminuir ou aumentar o volume da música no início e no final da mesma.

Vamos começar com a diminuir o tamanho da execução da música. Clique no botão Cortar Áudio:


Arraste os ponteiros para a posição desejada (Verde
– recorta o início e o Vermelho
– recorta o final). Para escutar como ficou, clique no botão Play. Também é possível digitar os segundos nas caixas Hora de Início e Hora de Término. Ao finalizar a edição, clique no botão OK. Dessa forma você pode fazer uma montagem com outros áudios ou tocar somente determinada parte da música.

Outro recurso novo se encontra no grupo Indicadores. É possível inserir um Indicador (ou vários Indicadores, depende do que pretende fazer) para marcar pontos de interesse em um clipe de vídeo ou de áudio. Use indicadores em clipes de vídeo como meio de disparar animações ou para ir até um ponto específico do vídeo.

Os indicadores são úteis para ajudar a localizar rapidamente pontos específicos em um vídeo (ou clipe de áudio) durante uma apresentação.

Para inserir um Indicador:

Clique no ícone do som e a partir da guia Reprodução localize o grupo Indicadores. Observe que o botão Adicionar Indicador encontra-se ativo, porém antes de clicá-lo, posicione a barra de reprodução para a posição que deseja adicionar o marcador, conforme exemplo abaixo:


Na dúvida, clique no Play para descobrir a melhor parte da música para inserir o Indicador.


Observe que ao clicar no botão Inserir Indicador será exibido um círculo amarelo na posição desejada e o botão Remover Indicador ficará ativo, caso deseje remover a marca.

Você poderá inserir quantos Indicadores desejar no seu clipe de mídia.

 

Como inserir Filmes na minha apresentação?

 

Apesar dos procedimentos serem parecidos, farei um step-by-step a seguir:

A partir do slide desejado, clique na guia Inserir. Localize o grupo Mídia e clique no botão na seta para baixo do botão Vídeo. Na sequência, clique no botão Vídeo do Arquivo. Caso tenha clicado diretamente no botão Vídeo a caixa de diálogo Inserir Vídeo será aberta automaticamente:


Selecione o vídeo desejado e clique no botão Inserir:


O vídeo será inserido no slide ativo. Observe que as guias Formatar e Reprodução serão exibidos automaticamente e somente quando o vídeo for selecionado.


Temos alguns recursos profissionais de edição de vídeo inseridos nessa versão do PowerPoint:

  • Ajustes de Correção
  • Ajustes de Cores
  • Molduras
  • Cortes de vídeo
  • Esmaecimento
  • Indicadores

Vamos começar do mais simples: A partir da guia Formatar, clique no botão Correções e ajuste o Brilho ou o Contraste do vídeo.


Caso queira que o vídeo seja exibido em Preto e Branco, Sépia ou como Desbotado, clique no botão Cor e fique a vontade quanto à escolha. Existem várias opções dentro desse botão.


Agora o melhor: sabe quando a tela inicial do vídeo não é uma imagem muito agradável e você deseja esconder isso? Utilize a opção Moldura do Cartaz e configure a imagem inicial que será mostrada no vídeo antes do seu início. Veja como é simples configurar:

Clique no botão Moldura do Cartaz e clique no botão Imagem do Arquivo:


Será exibida a caixa de diálogo Inserir Imagem. Localize a imagem desejada e clique no botão Inserir.


A imagem será exibida imediatamente no vídeo, escondendo assim a tela inicial do vídeo (e inclusive mantendo o suspense do mesmo):


Abuse e use os recursos existentes no grupo Estilos de Vídeo para deixar o seu vídeo com uma aparência diferente.

Depois de todos esses formatos aplicados, clique na guia Reprodução e acione a opção Iniciar Automaticamente para que o vídeo entre em execução assim que o Slide for exibido no modo Apresentação e habilite a opção Executar em Tela Inteira (para que o vídeo preencha todo o slide).


Caso queira que o vídeo não seja mostrado após a sua execução, marque também a caixa Ocultar Quando não Estiver em Execução.

Observe que os mesmos recursos aplicados ao SOM podem ser aplicados ao vídeo, como: Indicadores, Edição e Opções de Vídeo.

Após todos esses recursos aplicados, pressione a tecla F5 para iniciar a apresentação a partir do primeiro Slide ou a tecla SHIFT+F5 para iniciar a apresentação a partir do Slide atual.

Bom, terminado esses passos, vamos a finalização de produtividade que o PowerPoint oferece…

 

O que fazer para evitar problemas de Compatibilidade? Ou melhor, quando eu enviar a apresentação para alguém ela irá funcionar com todos os recursos?

Para evitar problemas de reprodução quando a apresentação do PowerPoint contiver mídia, como arquivos de vídeo ou de áudio, você poderá otimizar os arquivos de mídia para fins de compatibilidade. Isso facilita o compartilhamento da apresentação com outras pessoas ou leva-o a outro local (talvez, usar um computador diferente para apresentá-la em qualquer outro local) e a apresentação de slides será reproduzida corretamente.

Quando você estiver pronto para compartilhar a apresentação(ou seja, após todos os ajustes efetuados no arquivo), com ela aberta no PowerPoint, clique na guia Arquivo e em seguida clique em Informações.


Será exibida uma tela com diversas informações sobre a apresentação: Otimização sobre a Compatibilidade, Compactação de Mídia, entre outros.

Se a mídia da apresentação tiver sido inserida em um formato que poderá apresentar problemas de compatibilidade quando reproduzida em outro computador, a opção Otimizar a Compatibilidade será exibida.


Quando a opção Otimizar a Compatibilidade for exibida, ela fornecerá um resumo das resoluções de possíveis problemas de reprodução. Ela também fornecerá uma lista do número de ocorrências da mídia na apresentação. A seguir, estão cenários comuns que podem causar problemas de reprodução:

  • Se você tiver vinculado vídeos, o resumo de Otimizar para fins de Compatibilidade relatará que é necessário inseri-los. Clique na opção Exibir Links para continuar. A caixa de diálogo aberta permitirá inserir os vídeos apenas clicando em Quebrar Vínculo para cada item de mídia a ser inserido.
  • Se tiver vídeos que foram inseridos usando uma versão anterior do PowerPoint, como a versão 2007, você precisará atualizar o formato do arquivo de mídia para garantir que esses arquivos sejam reproduzidos. A atualização será feita automaticamente e esses arquivos de mídia serão inseridos no novo formato. Após a atualização, você deverá executar o comando Otimizar para fins de Compatibilidade.

Para atualizar os arquivos de mídia de uma versão anterior para o PowerPoint 2010 (e se os arquivos tiverem sido vinculados, serão inseridos), na guia Arquivo, clique em Informações e em Converter.

 

Problemas ao reproduzir ou inserir mídia?

Se estiver tendo problemas ao reproduzir ou inserir mídia, provavelmente você não tenha o codec
adequado instalado. Por exemplo, alguém poderá enviar a você uma apresentação do PowerPoint com a mídia já inserida e essa mídia será baseada em um codec que não foi instalado. A melhor solução é o autor executar Otimizar Compatibilidade antes de enviar o arquivo para você. Tente executar um dos seguintes procedimentos para ajudar a resolver qualquer problema demorado:

  • Uma solução é baixar um decodificador de mídia de terceiro e o filtro codificador, como ffdshow, QuickTime ou DivX, que permitirá decodificar e codificar vários formatos.
  • Se você decidir entregar a apresentação que criou em um PC, em um Macintosh (Apple), os formatos de arquivo .wmv e .wma não serão nativos para um computador Macintosh. Nesse caso, será necessária uma conexão com a Internet para que você possa baixar um componente QuickTime (para o sistema operacional Mac) que ofereça suporte ao Windows Media Video, como o Flip4Mac, para reproduzir esses arquivos de mídia.

Entendido esse pontos, clique no botão Otimizar a Compatibilidade. Será exibida a caixa de diálogo Otimizar Compatibilidade de Mídia e começará a otimizar as suas mídias automaticamente:


Ao término, clique no botão Fechar verifique se é mostrada a mesma mensagem que foi mostrada para mim:


Caso essa mensagem tenha sido exibida, clique em Exibir Links e selecione as mídias vinculadas. Após, clique no botão Quebrar vínculo.


A mídia será inserida no arquivo e “talvez” seja necessária realizar novamente os passos anteriores.

Caso não tenha sido exibido o item Exibir Links do passo anterior, a próxima ação a ser vista é a Compactação da Mídia na apresentação para diminuir o seu espaço em disco.

Clique no botão Compactar Mídia:


Clique em uma das opções para otimizar suas mídias inseridas na apresentação. Por exemplo, irei clicar na opção Qualidade da Internet. Será exibida a caixa de diálogo Compactar Mídia. Observe que é mostrado o que foi economizado ao final de cada mídia e no final o total otimizado. Clique no botão Fechar.


Veja o resumo que o PowerPoint exibe na tela:


Caso deseje desfazer as ações de Compactação de Mídia, clique no botão Compactar Mídia e clique no botão Desfazer.

 


A partir de agora, basta salvar a apresentação e enviar (ou compartilhar) com quem desejar.

Até a próxima!

MAC

6 comentários em “Como inserir filmes e sons em uma apresentação do PowerPoint?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s