Trocar um texto por uma Figura usando uma Caixa de Combinação


Trocar um texto por uma Figura – usando Caixa de Combinação

 

Descritivo: Executar a mesma idéia do POST anterior, porém utilizando o recurso Caixa de Combinação.

Nível de Complexidade:
Difícil

 

Este é o meu segundo POST focado a trocar nomes por imagens no Excel. Lembre-se: não precisa ser exatamente assim que você precisa realizar no seu dia-a-dia. Pense em uma planilha onde, a partir de uma caixa de combinação, ao selecionar um produto, você quer que o preço, quantidade e imagem sejam trocados automaticamente. Esse exemplo se aplica imediatamente. Vamos aos passos:

 

1 – Abra uma nova Pasta de Trabalho do Excel 2007/2010(ou qualquer outra versão).

2 – Renomeie as planilhas Plan1 e Plan2
para Imagem e Apoio
respectivamente. Exclua a Plan3.

 


 

3 – Insira as imagens desejadas na planilha Apoio. Organize-as na coluna A, de modo que fiquem inteiramente em suas respectivas células. Caso alguma parte de alguma imagem ficar para fora da célula onde está localizada, esta parte não aparecerá na hora de exibir a imagem escolhida.

 

Dica:

-Para redimensionar todas as células da planilha simultaneamente, de maneira que fiquem com o mesmo tamanho, selecione todas as linhas e colunas (com o botão que fica entre o cabeçalho da coluna A e o número 1, logo abaixo da caixa de nome) ou utilize a tecla de atalho CTRL + T e redimensione apenas a primeira coluna (aqui, podemos usar 220 pixels de LARGURA) e automaticamente todas as colunas terão o mesmo tamanho, o mesmo deve ser feito com as linhas (usando 170 pixels de ALTURA). Lembre-se: Isso é apenas uma “sugestão”.

Para redimensionar as imagens, selecione todas as imagens, utilizando o mouse mais a tecla CONTROL (CTRL). Com todas as imagens selecionadas, clique na guia Formatar (Ferramentas de Imagem), grupo Tamanho, em “Altura:” digite 4 e pressione ENTER; (mais uma “sugestão”).

-Para facilitar o posicionamento das imagens em suas respectivas células, pressione a tecla ALT enquanto movimenta a imagem, para que esta navegue pelos extremos das células. Use e abuse dos recursos de alinhamento de Imagens disponíveis na guia Formatar, grupo Organizar.

Para esse procedimento, clique na guia Inserir e no grupo Ilustrações clique no botão Imagem. Selecione-as utilizando a tecla SHIFT para marcar várias imagens sequencialmente ou a tecla CTRL para marcar várias imagens aleatórias. Após isso clique em Inserir e veja o resultado:


 

Ajuste-as conforme a dica no quadro anterior e veja o resultado:

 


 

4 – Agora, retire as linhas de grade, clique na guia Exibição, grupo Mostrar, caixa de seleção Linhas de Grade.

5 – Com a Coluna A da planilha Apoio pronta digite o nome das Figuras na Coluna B. (Caso queira que os nomes não apareçam, digite o nome da Figura na mesma célula em que irá inseri-la. Lembre-se que esse procedimento muda a coluna de pesquisa na fórmula, portanto, não se esqueça de ajustar a fórmula antes de colocar esse procedimento em prática).

 


 

6 – Na guia Fórmulas, grupo Nomes Definidos, clique no botão Gerenciador de Nomes (CTRL+F3). Clique em Novo. O nome criado agora será um nome dinâmico, não se referenciando a um intervalo estático. No campo Nome digite “Lista” e no campo Refere-se a digite a fórmula abaixo:

=DESLOC(Apoio!$B$1;0;0;CONT.VALORES(Apoio!$B:$B);1)

 

Onde:

 

Apoio!$B$1

Referência. É uma célula da planilha Apoio, onde está baseado o deslocamento;

0

Linhas. Neste caso não se desloca linhas;

0

Colunas. Neste caso não se desloca colunas;

CONT.VALORES (Apoio!$B$B)

Altura. Determina à altura da tabela, neste caso a fórmula determina a altura de acordo com o número de linhas não nulas na coluna A;

1

Largura; determina à largura da tabela, neste caso a largura é um, selecionando apenas os nomes das imagens.

Observe que as fórmulas anteriormente citadas podem trabalhar em conjunto. Aqui a função CONT.VALORES serve para contar o número de linhas que contem as células de valores não nulos e, assim, delimitar a altura da tabela.

 


 

7 – Após a digitação da fórmula, clique no botão OK.

8 – Clique na planilha Imagem e selecione a célula A1. Precisaremos trabalhar com um comando que se encontra na guia Desenvolvedor (versões 2007/2010). Caso essa guia não esteja visível, clique na guia Arquivo/Opções.

9 – Clique na categoria Personalizar Faixa de Opções e ative a opção Desenvolvedor.

 


10 – Após esse procedimento, clique no botão OK.

11 – Para inserir o objeto, clique na guia Desenvolvedor e no grupo Controles, clique no botão Inserir. Serão exibidos diversos controles.

12 – Clique no botão Caixa de Combinação.

 


 

13 – Desenhe uma caixa de combinação na célula A1 da planilha Imagem.

 


 

14 – Clique com o botão da direita sobre a caixa e escolha a opção Formatar Controle.

 


 

15 – Em Intervalo de Entrada digite o nome Lista (que é o nome dinâmico que criamos no passo anterior) ou pressione a tecla de atalho F3 que irá trazer a lista de intervalos nomeados na Pasta de Trabalho.

16 – Em Vínculo da célula clique na célula B1. Em Linhas Suspensas, deixe o número padrão. Opcionalmente, marque a caixa Sombreamento 3D. Clique no botão OK e clique em qualquer outra célula. Agora teste a caixa e veja se está funcionando.

 


 

A cada item escolhido, um número deverá ser exibido na célula B1 que representa a posição da figura na lista.

Para que o procedimento seja realizado, iremos trabalhar com o recurso Câmera do Excel. Este é utilizado quando se deseja tirar uma foto de uma célula ou de um intervalo (e existe há muitos anos no Excel).

Porém esta foto não é uma imagem comum. Quando se altera o conteúdo de uma ou mais células que foram selecionadas para tirar a foto, a imagem altera-se também, o que não aconteceria se fosse utilizada tecla Print Screen do Windows, por exemplo, ou seja, é uma foto com Vínculo.

 

Para adicionar o botão Câmera:

17 – Clique na guia Arquivo / Opções e após clique na categoria Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

 

18 –
Em Escolher comandos em escolha: Comando fora da Faixa de Opções procure pelo comando Câmera e adicione-o a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

 


 

19 – Clique na planilha Apoio e selecione qualquer célula (como sugestão, selecione a célula A1).

 

20 – Clique na Câmera. Após esse procedimento, clique na planilha Imagem e clique em qualquer célula. Será exibida uma Imagem.

 

21 – Clique na guia Fórmulas e no grupo Nomes definidos, clique no botão Gerenciador de Nomes.

 

22 – Clique no botão Novo.

 

23 – Como sugestão, digite IND no item Nome. Em Refere-se a, deixe o cursor dentro dessa caixa e clique na célula B1 da planilha Imagem:

 


 

24 – Após esse procedimento, clique no botão OK.

 

Vamos definir mais um Nome. Dessa vez, o Nome será Imagem e a fórmula será:

 

=INDIRETO(“IMAGENS!$A”&IND)

 

25 – Clique no botão OK e vamos testar.

 


 

26 – Para deixar a aparência mais interessante, execute os seguintes procedimentos:

  • Oculte a Planilha Apoio
    (faça isso com o botão da direita do mouse).
  • Oculte as linhas de grade da Planilha Imagem
    (faça isso através da guia Exibição).
  • Oculte os cabeçalhos de Linha e Coluna (faça isso através da guia Exibição).
  • Oculte a Barra de Fórmulas (faça isso através da guia Exibição).
  • Oculte o conteúdo da célula B1 (faça isso via Formatar Células/Personalizado/;;;).

 

A Planilha ficará parecida com essa:

 


 

Ao clicar na seta para baixo da caixa de combinação e escolher outro Nome, será exibida automaticamente a IMAGEM respectiva.

 

Dessa forma, finalizo aqui (por enquanto) os assuntos de combinação de funções no Excel, produzindo resultados inteligentes.

 

Até a próxima!

 

MAC


 

Anúncios

36 comentários em “Trocar um texto por uma Figura usando uma Caixa de Combinação

  1. Resolvi fazer exatamente igual, para apreender, mas esta dando erro na hora do =INDIRETO(“IMAGENS!$A”&IND) dizendo que a fórmula tem um erro. Tentei corrigir de tudo quanto é forma e não consegui.

    Curtir

    1. Olá Magnus!

      Desculpe pela resposta tardia. Sua mensagem estava bloqueada em um filtro.
      Cara, se você copiar exatamente as informações do Blog e realizar os procedimentos indicados, funcionará perfeitamente!
      Verifique se as aspas simples (ou duplas) estão sendo copiadas corretamente (ás vezes a cópia não sai perfeita).

      Um abraço,

      Marco Aurélio

      Curtir

    1. Olá Baltasar!

      O nome “Imagens” a qual me refiro na fórmula é o nome da Planilha que no exemplo estou utilizando. Você pode utilizar qualquer nome. Desde que se refira a esse mesmo nome nas outras fórmulas também. Esse exemplo funciona muito bem a tempos… Verifique se quando você copiou da internet as aspas duplas foram substituídas por outras aspas. Na dúvida, redigite as aspas e o exemplo irá funcionar.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço e obrigado pela audiência.
      Marco Aurélio

      Curtir

  2. Olá Magnus
    É que lá no inicio você chamou a planilha onde contem as imagens, de “Apoio”, então ficaria assim:
    =INDIRETO(“Apoio!$A”&IND)
    Ai funcionou Blz.
    Obrigado pelo Tutorial. Vai resolver muita coisa pra mim.
    Sou Eng Civil, faço laudos de avaliação, com um banco de dados e o laudo, tudo no excel, agora vou poder colocar as imagens no laudo. Há muito tempo procuro uma dica assim.

    Curtir

  3. Olá,

    Fiz exatamente como manda o tutorial, não funcionou comigo não, tive o mesmo problema do Baltasar inicialmente, depois tentei trocar =INDIRETO(“IMAGENS!$A”&IND) para =INDIRETO(“Apoio!$A”&IND) como ele mesmo disse.
    Comigo não funcionou e eu segui ao pé da letra.
    Você pode me ajudar?

    Curtir

    1. Olá Leandro, boa noite!

      Tudo bem?

      Na verdade, como já aconteceu com outras pessoas, você já tentou realizar os procedimentos descritos nos comentários abaixo?

      Em todo o caso, tente assistir ao meu vídeo no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=bQiAnZDidPE).
      Como a dica tem semelhança com o vídeo, acredito ser bem explicativa para você realizar o procedimento sem problemas.

      Em todo o caso, estarei a sua disposição para tentar esclarecer algo que não tenha sido entendido.

      Obrigado pela sua audiência e continue acessando sempre que possível.

      Um abraço,

      Marco Aurélio

      Curtir

      1. Bom dia Marco,

        Já visitei muitos sites sobre excel, adoro o excel e tudo que faço o primeiro programa que penso em usar é o excel. Eu estava atrás dessa informação a tempos, quando vi seu tutorial fiquei muito feliz e quando não funcionou na primeira vez, fiquei indignado pois o tutorial está perfeitamente explicado, eu tinha que deixar um comentário. Até quem não tem conhecimento nenhum pode fazer uma planilha como essa através dessa explicação.
        Fiz de acordo com o vídeo e dessa vez deu certo.
        Sou estudante de Engenharia Elétrica e trabalho como eletricista, preciso seguir diagramas (Uma espécie de mapa de instalação) e fico cheio de papeis na hora de uma instalação, usando o notebook e esse recurso do excel, além de economizar papel fica muito mais prático colocar as informações na planilha e seguir o diagrama.

        Obrigado pela ajuda, vou sondar mais o site que com certeza aqui tem muitas respostas as minhas perguntas.

        Abraço.

        Curtir

  4. Não consegui fazer pelo tutorial, a fórmula =INDIRETO(“IMAGENS!$A”&IND) não funciona, troquei as aspas, nome do arquivo e nada, o vídeo do link mostra muito bem, só que com validação de dados “lista”, eu preciso de um tutorial com o uso de drop down, alguém pode me ajudar?

    Castelo Branco Junior

    Curtir

    1. Olá Junior!

      Então Junior: Não sei se vc procurou nas questões anteriores mas as pessoas perguntam bastante sobre essa fórmula. Posso te afirmar com toda a certeza: ELA FUNCIONA!
      Para fazer esse exercício você precisa conhecer inserção de nomes em intervalos, funções dinâmicas e criação de combo box.
      De qlq forma, a dica para inserção do ComboBox (Caixa de Combinação) na célula, pode ser feita através na guia Arquivo/Opções/Personalizar Faixa de Opções e ative a caixa Desenvolvedor (isso na versão 2010). Na versão 2007 você deve clicar no botão Office/Opções do Excel e na categoria Mais usados habilite a opção Mostrar a guia Desenvolvedor na faixa de Opções.

      Estou a disposição para maiores esclarecimentos.

      Um abraço,

      Marco Aurélio

      Curtir

  5. É muito bom ver que existem posts com esse nível de informação, Marco Aurélio!
    Vai me ajudar muito, e com certeza muita gente!
    Sou estagiário e estudante de Engenharia de Produção, já vou aplicar em algumas das minhas planilhas que estão em constante desenvolvimento.
    Abraço!
    Luiz Eugenio Gerent

    Curtir

  6. Olá!
    Muito boa a explicação no vídeo, Como trocar um texto por uma imagem usando Validação do Microsoft Excel .
    Tentei várias vezes mas não consigo passar as fotos clicando no nome; creio estar fazendo algo errado, mesmo assim continuarei tentando.
    Um abraço.

    Curtir

  7. Olá, Magnus
    Segui suas dicas e deu tudo certo.
    O que não estou conseguindo é replicar a fórmula para várias linhas porque fixei a pesquisa na $A$1, mas se tiro o $ e colo nas linhas abaixo não dá mais certo. Existe uma forma mais simples ou tenho que criar uma fórmula para cada linha?
    Obrigada

    Curtir

  8. Olá Marco Aurélio!
    Gostei muito desse tutorial e do video! Parabens pelo trabalho!
    Tenho uma necessidade e não sei se já foi bordado em algum outro post. Preciso de uma formula de condição que apresente imagens como resultado, de acordo com o valor alcançado. Por exemplo, se alcançar entre 50 e 80 aperece uma carinha amarelha, se for 100 aparece uma carinha verde. Tentei colocar como resultado a referencia “imagem” mas ao invez de aparecer a imagem, aparece é o nome da imagem que coloquei na planilha apoio.
    Não sei se consegui ser claro na dúvida mas você teria alguma dica para essa minha necessidade?
    desde Já agradeço a atenção!

    Fábio Henryque

    Curtir

  9. Boa noite!
    tenho um arquivo em Excel com duas planilha uma é um banco de dados com 12 grupos musculares e seus respectivos exercicios, na outra tenho uma celula com filtro dos grupos musculares e outra com os exercicios, preciso depois de usar o filtro seleciona o execicio apareça a foto do exercicio mais não to conseguindo.

    grato desde ja

    Curtir

  10. Olá, boa noite, marco Aurélio e a todos! alguém poderia me ajudar com esse questão postando um exemplo pois meu projeto parou!

    tenho duas planilha uma com naco de dado de imagens e os nomes dos exercício em baixo das figuras em cada célula, bem estas imagens estão divididas em colunas por grupos musculares(EX: Peito (Supino sentado; supino sentado) com suas respectivas fotos em baixo de cada célula, em outra planilha tenho uma 2 caixa de dados como lista de grupos musculares e outra com nome do exercício gostaria de fazer uma filtro para aparecer na caixa de lista somente os exercício daquele grupo muscular e depois que selecionar o exercício a foto do exercício aparecesse na celula da planilha de treinamento.

    grato desde de ja!

    Curtir

  11. olá tentei seguir os passos adaptando para o que eu preciso mas não consegui, o que eu preciso é o seguinte
    tenho uma planilha com alguns resultados e quando o resultado está em 100% preciso de uma carinha verde, quando ele está entre 95 e 100 uma carinha amarela e menor que isso uma carinha vermelha o problema é que não consigo adaptar vc poderia me ajudar

    Curtir

  12. Bom dia
    Desde ja parabens pelo fantastico post.
    So tenho uma questao, uso o office 2007 (pc do trabalho né?) e nao tenho a opcao Camera nos comandos a instalar. Como posso fazer para a ter?

    Curtir

    1. Olá Pedro!

      Obrigado pelo elogio…

      Vamos ao passos:

      1 – Abra o Microsoft Excel (independente da versão) e como você me disse que está na versão 2007, irei adequar a resposta para a sua versão.

      2 – Clique com o botão da direita sobre qualquer guia (Início, Exibição, etc) e no menu de atalho escolha a opção Personalizar a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

      3 – Será exibido uma caixa de diálogo denominada Opções do Excel. Clique na caixa de combinação Comandos Mais Usados e escolha a opção Comandos Fora da Faixa de Opções.

      4 – Na coluna da esquerda, clique na seta de rolagem para baixo e localize a opção Câmera.

      5 – Selecione esse comando e clique no botão Adicionar (que se encontra entre as duas colunas).

      6 – Escolha qual a melhor posição para o comando ficar na sua barra (através das setas de posicionamento no canto direito central da tela) e clique no botão OK.

      Pronto! Sua barra está personalizada e com o novo comando à disposição.

      Um abraço e até mais!

      Marco Aurélio

      Curtir

  13. Sr. Marco bom dia!
    Tenho uma dúvida:
    Há a possibilidade de substituir a lista dinâmica por um número retornado de uma pesquisa? Ex:
    Na célula A1 da planilha imagem em vez de ser uma lista, seria uma célula com o retorno de uma função procv.
    Ela me retornaria um numero, o qual seria associado a uma imagem.
    Há como realizar essa função? se positivo, poderia que ajudar? Não estou conseguindo aqui, pois a validação de dados que o Sr. postou é somente para lista correto?
    Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog.

    Curtir

  14. Pingback: outdoor shops
  15. Marco Aurelio, bom dia!
    Parabéns pelo trabalho, adorei e deu super certo! Estarei olhando mais dicas posteriormente.
    A minha única dificuldade foi conseguir arrastar isso para outras linhas e colunas. Ele só segue o comando da primeira. Tentei tirar o $ da Lista mas não deu certo. Pode me ajudar? Como posso proceder?
    Muito obrigada!!
    Lara.

    Curtido por 1 pessoa

  16. Bom dia!
    Tentei e funcionou tudo. A imagem reflete os dados.
    No entanto a imagem está distorcida, como se os dados de cada célula refletidos estivessem um em cima do outro na imagem.
    Poderia, por gentileza, me ajudar com este caso?
    Obrigado!

    Curtir

    1. Olá Henrique!

      Desculpe mas isso ocorre quando em 03 situações:
      01) Quando o tamanho da célula não é dimensionada corretamente.
      02) Quando o zoom está ativado em uma das planilhas.
      02) Quando realizamos a rolagem com o Congelar Painéis ativo.

      Qual dessas ações está presente no seu exemplo?

      A propósito: qual a versão do seu Excel?

      De toda a forma, estarei à disposição para maiores esclarecimentos.

      Abraço,

      MAC

      Curtir

    1. Olá Muricy,

      Desculpe pelo comentário mas experimente “fazer” o procedimento e não copiar as fórmulas da Internet.

      Explicação:

      Quando copiamos diretamente da Internet para o Excel, alguns símbolos são trocados: Aspas simples, duplas, espaços e caracteres especiais.

      Se você puder digitar a fórmula na íntegra, verá que funciona perfeitamente (ou copie do browser mas altere os caracteres que comentei aqui).

      Tente novamente, por favor!

      Obrigado,

      Marco Aurélio

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s