Gráfico de Gantt


Esta postagem está “formatada” para a versão 2003.

Nesse tipo de gráfico vamos observar a sua familiaridade com o Microsoft Project. Apesar da relação entre ambos os aplicativos, abordaremos neste gráfico somente informações pertinentes ao Excel sem nenhum tipo de ligação com qualquer aplicativo.

Preencha uma planilha com as informações de exemplo na Figura 1.

 


Figura 1

 

Na Figura 1 observamos que já existe na segunda e terceira coluna da tabela, dados que serão utilizados na confecção do gráfico.

As colunas já estão diagramadas com a largura ideal para posicionarmos o gráfico e o fato de deixarmos as bordas aparecendo sem nenhuma informação é porque será o espaço reservado para o gráfico, ou seja, tudo o que já está definido na planilha é de propósito para que as próximas ações se encaixem como peças de LEGO.

 

  1. Selecione o intervalo de A2:C13 e clique no ícone do Assistente de Gráfico. Observe a Figura 2:

 


Figura 2

 

  1. Observe que o tipo de gráfico escolhido é o de Barras e o subtipo de Barras empilhadas. Clique no botão Avançar.


Figura 3

 

  1. Conforme a Figura 3 edite a opção Rótulos do eixo das categorias (X) para o intervalo da célula A2:A13 para que o eixo seja corrigido, conforme a próxima figura (Figura 4).


Figura 4

 

  1. Adicione mais uma série e faça a edição conforme mostrado na caixa Valores da Figura 5. Não é preciso preencher a caixa Nome.


Figura 5

 

Na verdade adicionamos um intervalo com a Coluna A (Itens do Projeto) e a Coluna B (Data de Início) na Série 2 e novamente a Coluna A com os dados da Coluna C (Duração) na Série 1, conforme mostrado na Figura 5.

 

  1. Na próxima tela (Figura 6), não é preciso preencher a primeira guia (Título).
  2. Na segunda guia (Eixos) não faça alteração.
  3. Na terceira guia (Linhas de grade), deve-se desmarcar a opção Linhas de grade principais.
  4. Na quarta guia (Legenda), desmarque a opção Mostrar legenda. Nas outras duas guias não é preciso fazer nenhuma alteração. Clique no botão Avançar.

 


Figura 6

 

  1. Clique no botão Concluir.
  2. Agora formate o gráfico conforme exibido na Figura 7.

 


Figura 7

 

Para isso observe algumas observações:

  1. Clique duas vezes sobre as categorias que apareceram a esquerda do gráfico e marque as três opções presentes na guia Escala, conforme exibição da Figura 8.

 


Figura 8

 

  1. Clique duas vezes sobre o eixo das datas e configure conforme a Figura 9:

 


Figura 9

 

  1. Observe que na caixa Mínimo e Máximo os valores correspondem aos números encontrados nas células B30 e B31 respectivamente, pois são os números equivalentes as datas inicial e final da planilha oriunda do gráfico. Na verdade esses números são duas datas que se encontram sem formatação e devem ser inseridos nessas caixas para que o resultado do gráfico seja atingido. Configure também a guia Número para que o número exibido seja no formato dd/mm. Clique no botão OK.

 


Figura 10

 

Acesse as opções de gráfico e desmarque a opção Eixo das categorias na guia Eixos. Clique no botão OK. O seu gráfico já deve estar semelhante ao mostrado na Figura 11.

 


Figura 11

 

Observe que com essas informações você observa que o Excel é um produto com inúmeras possibilidades de trabalho. Depende exclusivamente da sua imaginação e força de vontade. Basta colocar as “peças” no local correto e temos uma solução interessante para cada tipo de situação.

Até a próxima!

By MAC

6 comentários em “Gráfico de Gantt

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s