Office Web Apps


 

image

Nesse artigo, veremos os aplicativos Word, Excel, PowerPoint e OneNote disponíveis “na nuvem” com algumas explicações mais coerentes.

Em primeiro lugar, não esperemos que a Microsoft disponibilize a “galinha de ovos de ouro” de mão beijada na Web, ou seja, não espere encontrar todos os recursos que você utiliza na versão instalada no seu computador. Esse é o primeiro erro: não existe almoço grátis.

image

É óbvio que a suíte imita a versão 2010 e traz algumas features bem interessantes como a parte de impressão (totalmente integrada com as impressoras do seu Painel de Controle) e sem contar que no item Propriedades temos a questão do versionamento, item disponível anteriormente apenas para SharePoint.

Tentei copiar um texto do meu computador para o Word Web App (WWA) e o botão da direita não funciona (nem o botão Colar):

image

Ele solicita que o procedimento seja realizado com o atalho CTRL+V.

Interessante!

Bom, o recurso de Ortografia reconhece automaticamente erros ortográficos mas não os de gramática. Para que a verificação ortográfica seja feita, clique no botão Ortografia toda a vez que quiser verificar as palavras com erros, ou seja, ao corrigir um erro, clique novamente no mesmo botão para que o próximo erro seja encontrado.

image

Ao selecionar uma imagem, a guia Ferramentas de Imagem será exibida e junto com ela, alguns comandos estarão disponibilizados, conforme figura:

 

image

Falando sobre Excel, ao clicar no ícone do aplicativo já aparece a mensagem para nomear o documento.

image

Você não conseguirá copiar dados de planilhas que estejam armazenadas em seu computador para a nuvem. O único modo é “baixar” a Pasta – fazer as devidas alterações e salvar na nuvem. Porém, após essa ação (ao ser aberta na Web) a Pasta de Trabalho se torna read-only.

Será instalado um add-in na sua máquina para fazer as alterações no documento quando você não estiver online e permitir sua edição off-line. Assim que se conectar a Internet o documento será “levado” automaticamente para a “nuvem” e ficará armazenado em cache local durante o período sugestivo de 14 dias, podendo ser alterado. Lembrando que isso serve para qualquer aplicativo disponível no WebApps.

image

Conforme dito anteriormente, alguns recursos primordiais não funcionam… principalmente teclas de atalho!

Por exemplo, a tecla CTRL não funciona!

O SmartTag não funciona (ao arrastar, etc.).

O botão da direita não funciona…

Bom, enfim: o PowerPoint funciona mas como os anteriores (inclusive o SmartArt só funcionou local e depois de pronto é que aceitou os formatos da nuvem).

O OneNote recebe nota 8 de minha parte. É muito bom e… funciona “quase tudo”!

Até a próxima!

 

MAC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s