Outlook Web Access


Na última década, a necessidade de comunicações de negócios através da Web cresceu conforme os funcionários exigiam acesso a seu e-mail de qualquer lugar. Simultaneamente, os usuários estão escolhendo plataformas mais diversas para acessar a Internet e deparam-se com novas tecnologias para acompanhar formas distintas de comunicações (como IM, e-mail, caixa postal, RSS, SMS, etc.) enquanto gerenciam volumes maiores de informações gerais.

O Exchange Server sempre forneceu tecnologias de ponta para ajudar os usuários a lidar com a enxurrada crescente de mensagens que recebem. Da introdução da tecnologia AJAX (a fundação das modernas aplicações baseadas na Web) à integração de vários modos de comunicação como caixa postal e e-mail, o Exchange ajudou usuários a controlar as quantidades crescentes de comunicações ao mesmo tempo em que as consolidou em uma caixa de entrada universal disponível de qualquer lugar pela Internet.

O Exchange Server 2010 continua o ciclo de inovação ao permitir aos usuários consolidar seu e-mail, caixa postal, mensagens instantâneas, mensagens de texto SMS e mais em um local e tudo em qualquer grande navegador da Web. Com o Outlook Web Access, os usuários têm uma experiência avançada do Outlook na Web que foi criada para ajudá-los a lidar com as enormes quantidades de mensagens que recebem diariamente permitindo-lhes exibir suas comunicações no contexto de uma conversa, e não apenas como mensagens discretas.

Os dias do e-mail como única comunicação no local de trabalho acabaram. O Exchange Server 2010 dá ao usuário a capacidade de ver se outros estão ao computador, exibindo dados de presença, para que saibam se devem telefonar, enviar um e-mail, ou mensagem instantânea ou de texto SMS; tudo diretamente de dentro do Outlook Web Access. Os usuários agora podem usar os métodos de comunicação mais convenientes para eles, e receber suas mensagens em um único local para recuperação, arquivamento e pesquisa fáceis.

Descrições Funcionais

Exibição de Conversa: Agrupando mensagens de uma única conversa, a nova exibição de conversa permite ao usuário identificar rapidamente as mensagens mais recentes e a cadeia de respostas. A exibição de conversa é sempre preservada, mesmo se mensagens individuais estiverem localizadas em pastas diferentes a caixa de correio. Ao tratar um grupo inteiro de mensagens como uma única conversa, ela pode ser gerenciada, ignorada, movida ou excluída como um todo. Novas mensagens para conversas antigas serão automaticamente colocadas na pasta à qual direcionou a conversa, mesmo se a tiver excluído ou ignorado.

Suporte a Múltiplos Navegadores: Os usuários podem ter a mesma ótima experiência premium do Outlook Web Access Premium dentro do Internet Explorer 7+, Firefox 3+ e Safari 3+. Agora, não importa qual dos principais navegadores da Web a organização suporta, os usuários têm a experiência premium do Outlook Web Access que desejam.

Única Página de Mensagens: O Outlook Web Access 2010 já não possui páginas. Todas as mensagens ficam em uma única página e, não importa o tamanho da pasta, sua caixa de correio permite que você role todas as mensagens sem ter de avançar por páginas. Os usuários podem acessar as mensagens e examinar conversas mais eficientemente para encontrar as comunicações que estão procurando.

Cache de Apelidos: Ao armazenar endereços de e-mail de destinatários recentes, o Cache de Apelidos ajuda os usuários a endereçar e-mails mais rapidamente ao oferecer uma lista de nomes sugeridos à medida que o novo endereço é digitado. Essa lista preenchida automaticamente estreita-se conforme o usuário digita mais letras do nome do destinatário e é um cache combinado de destinatários recentes de e-mail enviados através de clientes como o Outlook Web Access e Outlook Mobile.

Filtros: Filtros agora estão mais fáceis de aplicar a partir de um conveniente menu suspenso com opções comuns.

Pesquisa: A pesquisa no Outlook Web Access agora está mais poderosa com consultas avançadas. Os usuários podem usar seqüência de caracteres de pesquisa como "de:", "para:", "anexos:" e muitas outras para especificar critérios de filtragem para encontrar melhor as mensagens procuradas. Além disso, pesquisas favoritas podem ser salvas e acessadas a um clique do mouse, proporcionando informações de acesso mais rápido.

Exiba Calendário e Contatos Compartilhados: O Outlook Web Access no Exchange Server 2010 permite aos usuários exibir calendários e contatos compartilhados, dando-lhes a capacidade de verificar agendas e disponibilidade de usuários dentro e fora de suas organizações.

Exibição/Definição de Status: A lista de contatos de um usuário é mostrada no Outlook Web Access com indicadores coloridos que lhe permitem saber se o contato está disponível para conversar ou não. Essa indicação de presença permite aos usuários saber que meio de comunicação os ajudará a obter a informação de que precisam mais rapidamente. Os usuários podem não apenas ver o status de outros, mas também podem definir o seu próprio, para que outros usuários na rede saibam se eles estão disponíveis para conversar.

Mensagens Instantâneas (IM): O Outlook Web Access agora contém funcionalidade de mensagens instantâneas embutida. Administradores podem escolher conectá-la a seu Office Communications Server (no local) ou ao Serviço Windows Live Messenger (hospedado). Usando a indicação de status de outro usuário, funcionários podem decidir rapidamente se devem enviar um e-mail ou simplesmente uma IM para obter uma resposta rápida.

Sincronização de SMS: O Exchange ActiveSync® agora oferece a capacidade de enviar e receber mensagens SMS via Outlook e Outlook Web Access. Mensagens de entrada, enviadas via EAS ao dispositivo móvel do usuário, serão vistas tanto no local de mensagens SMS usual como na Caixa de Entrada de e-mails.

Dispositivos Móveis

E-mail e comunicação móveis se tornaram um modo de vida para muitas empresas e funcionários. Com isso, administradores de TI têm de equilibrar o acesso a seus sistemas de mensagens com a tarefa aparentemente contraditória de proteger os mesmos dados contra perda ou roubo de dispositivos móveis.

No Exchange Server 2010, usuários móveis podem acessar suas mensagens em uma caixa de entrada realmente universal com mensagens de texto Short Message Service (SMS), e-mail, caixa postal e conversas de mensagens instantâneas (IM) salvas.

Administradores de TI podem controlar os dispositivos que se conectam a sua rede através de uma lista de bloqueios/permissões. Essa lista garante que apenas dispositivos aprovados conectem-se aos dados de mensagens, ao mesmo tempo em que ainda oferece uma grande variedade de dispositivos habilitados para o Exchange ActiveSync®.

A melhor parte do acesso móvel no Exchange Server 2010 é que está tudo embutido do Exchange. Não há necessidade de comprar servidores extras e licenças de acesso para clientes (CALs) de provedores externos ou de gerenciar outros sistema separado para acesso móvel.

Descrições Funcionais

Exibição de Conversa:  a nova exibição de conversa permite rápida e facilmente ao usuário identificar as mensagens mais recentes, e a série de respostas. A exibição de conversa é sempre preservada, mesmo se mensagens individuais estiverem localizadas em pastas diferentes a caixa de correio. Ao tratar múltiplas mensagens como uma única conversa, ela pode ser gerenciada, ignorada, movida ou excluída como um todo, em comparação com ter de lidar com cada e-mail separadamente. Novas mensagens para conversas antigas serão automaticamente colocadas na pasta à qual direcionou a conversa, mesmo se a tiver excluído ou ignorado.

Pesquisa de Disponibilidade: O Exchange ActiveSync agora permite aos usuários olhar a disponibilidade de calendário de um contato. Direto das informações de contato de um usuário, uma linha do tempo de disponibilidade mostra quando seus contatos estão disponíveis para uma ligação ou reunião.

Cache de Apelidos: Ao armazenar endereços de e-mail de destinatários recentes, o Cache de Apelidos ajuda os usuários a endereçar e-mails mais rapidamente ao oferecer uma lista de nomes sugeridos à medida que o novo endereço é digitado. Essa lista preenchida automaticamente estreita-se conforme o usuário digita mais letras do nome do destinatário e é um cache combinado de destinatários recentes de e-mail enviados através do Outlook Web Access e Outlook Mobile.

Sincronização de SMS: O Exchange ActiveSync agora oferece a capacidade de enviar e receber mensagens SMS via Outlook e Outlook Web Access. Mensagens de entrada, enviadas via EAS ao dispositivo móvel do usuário, podem ser vistas tanto no local de mensagens SMS usual como na caixa de entrada de e-mails.

Estado de Resposta: A atualização do ícone ajuda a responder a pergunta: "Eu já tratei daquele e-mail?" Agora você pode ver se respondeu ou encaminhou um e-mail simplesmente ao olhar o ícone no dispositivo, mesmo que tenha respondido pelo Outlook.

Cliente instalável:  Atualizar sua funcionalidade de e-mail não requer mais que você atualize seus telefones. Todos os últimos recursos do Exchange Server estão disponíveis a qualquer dispositivo móvel que possua o Windows Mobile 6.1 ou posterior. Usuários do Exchange Server podem baixar uma atualização para o Outlook Mobile para que seus dispositivos possam tirar proveito de todos os benefícios da última versão do Exchange ActiveSync.

Mais detalhes: http://www.microsoft.com/brasil/office2010/novo.html

Até mais!

MAC

 

Bom galera, a maioria deve saber (eu acho), que no próximo mês, precisamente nos dias 13 a 15, teremos no Brasil a fantástica Edição Latino-Americana do Teched, um dos maiores (senão o maior) evento técnico Microsoft que acontece anualmente no Brasil.

Esse ano o evento será novamente em Sampa (ainda bem), e vai acontecer no Expo Center Norte, que segundo já me disseram tem uma estrutura show de bola, e foi completamente remodelado, para exibição das principais novidades da Microsoft!

Até lá! (maiores informações: www.teched.com.br)

2 comentários em “Outlook Web Access

  1. MAC, parabens pelo texto.Uma dúvida, eu consigo usar o OWA sem usar o Exchange ?se não, consigo configurar o exchange na minha máquina para que eu possa acessar remotamente pelo OWA ?

    Curtir

  2. Obrigado Adelson!O OWA está "intimamente" ligado ao Exchange Server. Para usar o Exchange, você precisa criar um ambiente SERVER (ou Virtual) para que após sua configuração o OWA seja liberado.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s