45 Dicas “show de bola” de PowerPoint 2003


Slide Mestre

1. Trabalhando com vários Slides Mestres Caso o seu PowerPoint não esteja permitindo trabalhar com vários Slides Mestres, verifique se a opção Vários mestres está ativada na seção Desativar novos recursos do menu Ferramentas/Opções guia Editar.

2. O título mestre não aparece no modo de exibição Slide Mestre Se você precisar configurar os slides de títulos, mas se no modo de exibição de Título Mestre ele não estiver aparecendo, acione a barra de ferramentas Modo de exibição de titulo mestre clique no botão Inserir novo título mestre.

3. Impedindo a exclusão de um Slide Mestre O PowerPoint exclui automaticamente um slide quando todos os slides que seguem aquele mestre são excluídos. Para preservar um slide clique no menu Exibir / Mestre / Slide mestre. Na barra de ferramentas Modo de exibição de titulo mestre, clique em Preservar mestre. Obs: Um mestre pode ser excluído manualmente mesmo que ele tenha sido configurado como "Preservado".

4. Personalizando Modelo de Design Abra uma apresentação em branco e no Slide mestre e Título mestre defina as cores de fundo, insira figuras (logotipo da empresa), defina os marcadores a serem utilizados e defina as fontes. No menu Arquivo / Salvar como na caixa Salvar como tipo escolha a opção Modelo de Design. Para que o seu modelo apareça no Painel de Tarefas junto com os modelos padrão do PowerPoint feche o aplicativo e abra-o novamente.

5. Fazendo alterações globais na aparência das anotações Para fazer alterações globais na aparência das anotações, como alterar a formatação das fontes ou adicionar um logotipo ou outra imagem, faça as alterações nas anotações mestras. No menu Exibir / Mestre e clique em Anotações Mestras.

Animação

6. Personalizando Animação Caso o Personalizar animação esteja com as mesmas opções das versões anteriores ao PowerPoint 2002 (esta opção não aparece mais no Painel de tarefas), verifique se a opção Novos efeitos de animação está ativada na seção Desativar novos recursos do menu Ferramentas / Opções guia Editar. Desative este recurso para disponibilizar as personalizações de animação implementadas no PowerPoint 2003.

7. Visualizando Efeitos de Animação e Transição no Navegador Para exibir efeitos de animação e transição quando a apresentação for exibida em um navegador clique no menu Ferramentas / Opções na guia Geral clique em Opções da Web na guia Geral marque a caixa de seleção Mostrar animação de slide ao navegar.

8. Apresentação sem animação Para não executar as configurações de animação na apresentação, clique no menu Apresentações / Configurar apresentações / ative a opção Apresentação sem animação.

9. Efeitos animados na Web Quando uma apresentação é publicada na Web ou salva como HTML, ela não tem mais suporte a alguns efeitos de animação. O som é reproduzido somente para o primeiro slide (é interrompido quando muda para outro slide). Não há suporte para efeitos de gráfico e as imagens GIF animados ficam estáticos.

10. Fechando um caminho de Animação – Clique com o botão direito do mouse no ponto final ou ponto inicial, e em seguida, clique em Fechar Caminho.

11. Redimensionando um caminho para animação Posicione o ponteiro do mouse sobre uma das alças de dimensionamento. Para aumentar ou reduzir o tamanho em uma ou mais direções, arraste o mouse e siga um destes procedimentos:

a. Se quiser manter o centro do caminho no mesmo lugar, mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto arrasta.

b. Se quiser manter as proporções, mantenha pressionada a tecla SHIFT enquanto arrasta.

c. Se quiser manter as proporções e o centro no mesmo lugar, mantenha pressionadas as teclas CTRL e SHIFT enquanto arrasta.

d. Libere o mouse e, em seguida, a tecla CTRL ou SHIFT.

12. Ajustando um caminho para animação No slide, clique com o botão direito do mouse no caminho da animação e a seguir clique em Editar pontos. Arraste um ponto de edição no caminho da animação para ajustar a forma. Ao terminar, clique com o botão direito do mouse no caminho da animação e a seguir clique em Sair de editar pontos.

13. Movendo o caminho da animação – Posicione o ponteiro do mouse sobre o caminho da animação até alterar o ponteiro para forma de cruz com setas. Arraste o caminho da animação para o novo local.

Observação: O texto ou o objeto associado com este caminho não moverá quando você mover o caminho. Quando a animação for executada, o item associado irá para o ponto inicial e depois seguirá o caminho.

Recursos Multimídia

14. Incorporando ou Vinculando Arquivos de Som O PowerPoint pode incorporar um arquivo de som na apresentação ou vincular este arquivo, dependendo do tamanho. Caso o arquivo de som não esteja incorporado é necessário que ele esteja gravado em algum diretório. Para estabelecer o tamanho limite do arquivo a ser incorporado clique no menu Ferramentas / Opções guia Geral. Determine o valor na caixa Vincular sons de arquivo com mais de XXX KB.

15. Arquivos de som de curta duração Se a duração do arquivo de som não for longa o suficiente para tocar continuamente em um slide, clique com o botão direito do mouse no ícone do som , clique em Editar Objeto de som e, na caixa de diálogo Opções de som, marque a caixa de seleção Repetir até parar para repetir o som continuamente.

16. Vídeos na Tela Inteira Para aumentar o impacto de suas apresentações ao inserir um vídeo, é possível que ele seja apresentado na tela inteira e não apenas em um pequeno retângulo. No menu Inserir / Filmes e sons, clique em Filme do arquivo, localize a pasta que contém o arquivo e clique duas vezes sobre ele. Clique com o botão direito do mouse sobre o objeto que foi inserido e aponte para Editar objeto de filme. Em Opções de filme no campo Opções de exibição, selecione Ampliar para o tamanho da tela.

17. Pacote para CD Quando a apresentação é feita no cliente, ou em local sobre o qual desconhecemos as condições, esse recurso se torna muito útil. Quando acessado dá início à cópia da apresentação num CD, que poderá ser lido em máquinas que possuem o Windows 98 ou nem possuam o PowerPoint.Selecione os arquivos a serem adicionados e a seguir clique no botão Copiar no CD. O comando Pacote para CD se encontra no menu Arquivo.

18. Clico com o botão direito no meu clipe de filme, mas não consigo Editar o Objeto de Filme Alguns formatos de mídia, como arquivos .GIF, são categorizados como clipes de filme pelo recurso Clip-art no Office, mas, na verdade, não são vídeos digitais. O comando Editar Objeto de Filme só funciona com arquivos de vídeo digital.

Apresentação

19. Marcando Texto Utilize um marcador de texto para realçar palavras durante a apresentação. No Modo de visualização Apresentação de slides, clique com o botão direito do mouse e escolha Opções de ponteiro e clique em Marca-texto. Ao finalizar a apresentação você poderá optar em salvar a apresentação com as marcações.

20. Alternando Programas Quando estamos no modo de Visualização Apresentação de slides, a apresentação ocupa a tela inteira, para ter acesso à barra de tarefas do Windows, clique com o botão direito e escolha a opção Tela / Alternar programas.

21. Exibindo um slide oculto durante a apresentação Clique com o botão direito do mouse em qualquer slide durante a apresentação, aponte para Ir para slide (os números entre parênteses indicam os slides ocultos), clique no slide que deseja exibir.

22. Inserindo Anotações durante a Apresentação Durante uma apresentação alguns ouvintes fazem sugestões interessantes com relação ao tema abordado que podem ser anotadas através do recurso Anotações do Orador. Durante a apresentação clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Tela / Anotações do Orador. Será aberta uma janela, faça as anotações e feche a janela. As anotações serão armazenadas no slide referente e gravadas junto com o arquivo assim que este for salvo. Para visualizá-las após a apresentação clique no menu Exibir / Anotações.

Marca Inteligente

23. Marcas Inteligentes – O suporte a marca inteligente foi adicionado ao Microsoft Office PowerPoint 2003. Basta selecionar Opções de AutoCorreção, no menu Ferramentas e clicar na guia Marcas Inteligentes.

24. Evitando que o texto seja redimensionado ao digitar Desative o AutoAjuste (ele está ativado por padrão). Quando o redimensionamento é desativado, o PowerPoint não reduz o tamanho da fonte nem o espaçamento entre linhas para ajustar o texto excedente em um espaço reservado. No menu Ferramentas / Opções de AutoCorreção clique na guia AutoFormatação ao digitar. Em Aplicar ao digitar, siga um destes procedimentos: Desative o AutoAjuste para o texto de título desmarcando a caixa de seleção AutoAjuste de texto de título em espaços reservados. Desative o AutoAjuste para o corpo de texto desmarcando a caixa de seleção AutoAjuste de texto de título em espaços reservados.

25. Dividindo corpo de texto em dois slides – Quando você estiver digitando num espaço reservado de texto em um slide com layout de coluna única, e a quantidade de texto é superior ao espaço reservado, será exibido o botão Opções de AutoAjuste. Quando ativado as opções que incluem a divisão de texto em dois slides são exibidas.

Miscelânea

26. Limitando número de fontes por apresentação Uma apresentação quando é elaborada utilizando muitos tipos de fontes pode ficar com a aparência carregada, devemos então limitar o número de fontes utilizadas em uma apresentação. No menu Ferramentas / Opções / guia Ortografia e estilo clique no botão Opções de estilo. Na caixa de diálogo selecione a guia Clareza Visual e informe o número de fontes na caixa Número máximo de fontes.

27. Uma mensagem de Excesso de Fontes aparece ao imprimir Talvez você esteja usando fontes que foram instaladas no computador, mas não na impressora. Tente reduzir o número de fontes contidas na apresentação. Consulte a documentação da impressora para obter informações sobre a memória do equipamento, o número de fontes suportadas e como baixar as fontes.

28. Desejo que o PowerPoint sempre seja aberto em um determinado Modo de exibição No menu Ferramentas / Opções clique na guia Exibir. Na seção Modo de Exibição padrão, selecione o modo de exibição no qual você deseja que o PowerPoint seja sempre aberto.

29. Último slide em preto Quando terminamos uma apresentação normalmente é exibido um slide em preto. Para encerrar a apresentação sem a exibição deste slide, desabilite a opção Terminar com slide preto no menu Ferramentas / Opções guia Exibir.

30. Enviando apresentação para o Word Para transferir o conteúdo dos slides para um documento do Word, clique no menu Arquivo / Enviar para / Microsoft Office Word.

31. Inserindo Slides de outra Apresentação Para inserir slides de uma outra apresentação na apresentação atual, clique no menu Inserir / Slides de arquivos. Na caixa de diálogo Localizador de slide serão exibidos todos os slides da apresentação, escolha os slides desejados e clique no botão Inserir. Caso queira manter as características originais do slide ative a opção Manter formatação original.

32. Criando um Slide de Resumo Crie um slide que inclua os títulos de slides selecionados na sua apresentação. Um novo slide, contendo títulos com marcadores provenientes dos slides selecionados, aparecerá na frente do slide selecionado. No modo de classificação de slides, selecione os slides cujos títulos você deseja usar. Na barra de ferramentas Classificação de slides, clique em Slide de resumo.

33. Salvando um Slide como uma Imagem É possível salvar um slide de uma apresentação como uma imagem que poderá ser inserida em outro slide. Exiba o slide que você deseja salvar como uma figura, no menu Arquivo / Salvar como na lista Salvar como tipo selecione o formato gráfico desejado (Gif , Jpeg). Se quiser salvar somente o slide atual selecione Somente o slide atual, se quiser salvar todos os slides de uma apresentação selecione Todos os slides.

34. Comando rápido que permite ao usuário inserir observações em sua apresentação Apresenta na tela um pequeno ícone com o número correspondente ao comentário, porém não é exibido no modo de Apresentação de Slides. Acesse o menu Inserir / Comentário.

35. Trabalhando com diferentes versões do PowerPoint Se você tiver uma apresentação criada nas versões 95,97,2000 ou 2002, poderá abri-las no PowerPoint 2003. Ao salvar sua apresentação, ela será salva no formato da versão em que foi criada. Para salvar uma apresentação criada em uma versão anterior como uma apresentação do PowerPoint 2003, crie um novo nome ou salve-a em outro local.

36. Formatos de Arquivos para Salvar a Apresentação Como Apresentação, o PowerPoint grava com extensão .ppt (uma apresentação típica do PowerPoint).

Como Modelo de Design, o PowerPoint grava com extensão .pot (são modelos que podem ser aplicados na sua apresentação).

Como Apresentação do PowerPoint, o PowerPoint grava com extensão .pps (abre a apresentação direto no modo de Apresentação).

Impressão

37. Folhetos com três Slides por Página sem Linha No PowerPoint, o layout de três slides inclui linhas. Você pode tentar um layout diferente do PowerPoint por número de slides por página (os outros layouts não incluem linhas). Você pode enviar o folheto para o Microsoft Word no menu Arquivo / Enviar para / Microsoft Word, exclua as linhas no Word.

38. Alterando o número do Slide Inicial Para alterar a numeração inicial dos slides, na caixa de diálogo Configurar página, selecione 0 como o número inicial. No menu Exibir, clique em Cabeçalho e rodapé, clique na guia Slide, certifique-se de que a caixa de seleção Número do slide esteja marcada e marque também a caixa de seleção Não mostrar no slide de clique em Aplicar a tudo.

39. Imprimindo Slides Ocultos – Para imprimir Slides ocultos ative a opção Imprimir slides ocultos no menu Arquivo / Imprimir.

Esquema de cores

40. Modificando o Esquema de Cores Um esquema de cores consiste de oito cores usadas no design do slide. Cores para o plano de fundo, texto e linhas, sombras, título do texto, preenchimentos, símbolos e hiperlinks. Um esquema de cores de apresentação é determinado pelo modelo de design que foi aplicado. Podemos modificar um esquema de cores, alterando um ou mais itens descritos acima. Quando você modifica um esquema de cores, o resultado é um novo esquema, que passa a fazer parte de seu arquivo de apresentação de maneira que você possa aplicá-lo de novo facilmente. No Painel de tarefas Design do slide selecione Esquema de cores, clique na opção Editar esquema de cores. Na caixa de diálogo Editar esquema de cores selecione a guia Personalizado, selecione o item que você quer alterar e clique no botão Alterar cor.

41. Usando o esquema de cores de outra apresentação Abra ambas as apresentações e no menu Janela, clique em Organizar todas. Nas apresentações exiba a guia Slides no modo de exibição normal e selecione o slide que contém o esquema de cores desejado. Clique duas vezes em Pincel, clique na janela da segunda apresentação e a seguir clique em cada slide para aplicar o esquema de cores.

42. Impedindo que as cores de um gráfico sejam alteradas quando o esquema de cores do slide for alterado Use este procedimento após ter definido as cores no gráfico e não desejar mais que um gráfico mude suas cores para corresponder ao esquema de cores da apresentação. Selecione o gráfico no qual deseja que as cores sejam preservadas. No menu Formatar / Objeto selecione a guia Imagem (Picture) e clique no botão Recolorir. Para permitir que um gráfico use o texto e as cores de plano de da apresentação, clique em Apenas as cores do texto e do plano de fundo. Para preservar as cores atuais do gráfico, clique em Nenhuma.

43. Preservando o tamanho dos objetos Os objetos que você arrasta e solta em um espaço reservado assumem o tamanho e a forma do espaço reservado. Para evitar que isto aconteça, mantenha a tecla [Alt] pressionada enquanto arrasta.

44. Quando o botão Alterar todas não funciona – Verificação Ortográfica Durante a Verificação Ortográfica, você escolheu o botão Alterar todas, mas nem todas as palavras escritas incorretamente foram alteradas. Isto ocorre, pois o PowerPoint não verifica a ortografia em objetos incorporados, como gráficos, principalmente em efeitos especiais de texto como WordArt nem em objetos inseridos, como documentos ou tabelas do Word.

45. Melhorando o Desempenho da Apresentação de Slides Não utilize animações que incluam degradê, rotação ou escala. Você pode substituir esses efeitos por outras animações.

Tente não utilizar objetos degradê ou transparentes grandes. Em vez disso, opte por preenchimentos de cor sólidos.

Reduza o número de animações simultâneas. Tente alterar as animações simultâneas para animações seqüenciais.

Reduza o número de animações por letra e por palavra. Por exemplo, use-as somente para o título de um slide, em vez de aplicá-las a todo marcador.

 

Até a próxima!

MAC

Anúncios

4 comentários em “45 Dicas “show de bola” de PowerPoint 2003

  1. Realmente essas dicas são “show de bola”!

    Trabalho a muito tempo com o PowerPoint e nem sabia que tudo isso existia e era possível de ser feito… com a versão 2003!

    Parabéns pelo artigo!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s